Unidades de Saúde da Família do MA irão ampliar horário de atendimento

O programa Saúde na Hora foi lançado na última quinta-feira (16) e oferece incentivo financeiro para Unidades de Saúde da Família que ampliarem horário de atendimento à população.

Cento e cinquenta e uma Unidades de Saúde da Família (USF) em 29 municípios de 12 estados do país. Este é o balanço, até o momento, das solicitações de adesão ao programa Saúde na Hora, que amplia os recursos mensais a municípios que estenderem o horário de funcionamento de suas unidades de saúde para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço e, opcionalmente, aos fins de semana.

A iniciativa foi lançada na última quinta-feira (16) e objetiva ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e acompanhamento pré-natal.

O Maranhão possui 2.067 UFS em funcionamento com atuação de 2.066 Equipes de Saúde da Família, cobrindo 82% da população (5,7 milhões), além de 1.393 Equipes de Saúde Bucal, alcançando 2 milhões de pessoas.

Até o momento, o estado indicou três Unidades de Saúde da Família de três municípios para participar do programa Saúde na Hora para ampliação do horário de atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *