BEM ESTAR | No Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial Sec. de Saúde e IFMA realizam ações no centro de Presidente Dutra

A secretaria Municipal de Saúde de Presidente Dutra e o IFMA ( Instituto Federal do Maranhão), estão realizando durante toda esta quinta-feira(26), ações voltadas ao Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial.

As ações preventivas estão acontecendo em diversos pontos da cidade e nos postos de saúde do município, com a participação dos colaboradores da Prefeitura e acompanhada de perto pelo Secretário Municipal Aristeu Nunes.

As ações  tem o objetivo  conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

A hipertensão ou tensão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.

Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensões têm 30% de chances de também ser hipertenso).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: